Resumo:
Este artigo surgiu a partir das discussões acerca da dicotomia entre educar e cuidar na Educação Infantil, desta forma este trabalho apresenta as reflexões relacionadas à dicotomia entre o educar e cuidar com enfoque na Educação Infantil primeira etapa da Educação Básica e suas implicações na formação do professor, por meio de pesquisa bibliográfica. A referida pesquisa tem como objetivo trazer para discussão, através de informações históricas, aspectos relevantes da educação infantil no Brasil e como a mesma foi se consolidando ao longo dos anos até chegar à configuração atual. O presente artigo está organizado em seis tópicos: Introdução; O surgimento do sentimento de infância; A infância no Brasil: algumas concepções; Discussão sobre a dicotomia histórica do educar e cuidar; A formação do Professor na perspectiva do educar e cuidar e Considerações finais. Portanto, a partir desta análise, chegamos a conclusão de que a Educação Infantil tem passado por grandes avanços. Estes revelados por meio de lutas e conquistas, principalmente com respaldo na legislação brasileira. Sendo assim, estas melhorias também se estenderam aos profissionais da referida área, no sentido de sua valorização profissional enquanto função educativa, e de perceber o educar e cuidar da criança de forma indissociada.
Descrição:
SILVA, M. A. R. da. As implicações da formação docente na dicotomia do educar e cuidar na educação infantil. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.