UEPB - Repositório Digital

As implicações da formação docente na dicotomia do educar e cuidar na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Amelia Ribeiro da
dc.date.accessioned 2017-04-06T19:40:04Z
dc.date.available 2017-04-06T19:40:04Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13303
dc.description SILVA, M. A. R. da. As implicações da formação docente na dicotomia do educar e cuidar na educação infantil. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo surgiu a partir das discussões acerca da dicotomia entre educar e cuidar na Educação Infantil, desta forma este trabalho apresenta as reflexões relacionadas à dicotomia entre o educar e cuidar com enfoque na Educação Infantil primeira etapa da Educação Básica e suas implicações na formação do professor, por meio de pesquisa bibliográfica. A referida pesquisa tem como objetivo trazer para discussão, através de informações históricas, aspectos relevantes da educação infantil no Brasil e como a mesma foi se consolidando ao longo dos anos até chegar à configuração atual. O presente artigo está organizado em seis tópicos: Introdução; O surgimento do sentimento de infância; A infância no Brasil: algumas concepções; Discussão sobre a dicotomia histórica do educar e cuidar; A formação do Professor na perspectiva do educar e cuidar e Considerações finais. Portanto, a partir desta análise, chegamos a conclusão de que a Educação Infantil tem passado por grandes avanços. Estes revelados por meio de lutas e conquistas, principalmente com respaldo na legislação brasileira. Sendo assim, estas melhorias também se estenderam aos profissionais da referida área, no sentido de sua valorização profissional enquanto função educativa, e de perceber o educar e cuidar da criança de forma indissociada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educar pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.title As implicações da formação docente na dicotomia do educar e cuidar na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta