dc.contributor.author |
Silva, Maria Amelia Ribeiro da |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-06T19:40:04Z |
|
dc.date.available |
2017-04-06T19:40:04Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13303 |
|
dc.description |
SILVA, M. A. R. da. As implicações da formação docente na dicotomia do educar e cuidar na educação infantil. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo surgiu a partir das discussões acerca da dicotomia entre educar e cuidar na Educação Infantil, desta forma este trabalho apresenta as reflexões relacionadas à dicotomia entre o educar e cuidar com enfoque na Educação Infantil primeira etapa da Educação Básica e suas implicações na formação do professor, por meio de pesquisa bibliográfica. A referida pesquisa tem como objetivo trazer para discussão, através de informações históricas, aspectos relevantes da educação infantil no Brasil e como a mesma foi se consolidando ao longo dos anos até chegar à configuração atual. O presente artigo está organizado em seis tópicos: Introdução; O surgimento do sentimento de infância; A infância no Brasil: algumas concepções; Discussão sobre a dicotomia histórica do educar e cuidar; A formação do Professor na perspectiva do educar e cuidar e Considerações finais. Portanto, a partir desta análise, chegamos a conclusão de que a Educação Infantil tem passado por grandes avanços. Estes revelados por meio de lutas e conquistas, principalmente com respaldo na legislação brasileira. Sendo assim, estas melhorias também se estenderam aos profissionais da referida área, no sentido de sua valorização profissional enquanto função educativa, e de perceber o educar e cuidar da criança de forma indissociada. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educar |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.title |
As implicações da formação docente na dicotomia do educar e cuidar na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |