UEPB - Repositório Digital

Ações afirmativas: uma política pública de inclusão no ensino superior através das cotas raciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Januário, Palmira Karlyere de Andrade
dc.date.accessioned 2017-04-24T13:57:56Z
dc.date.available 2017-04-24T13:57:56Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 340
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13386
dc.description JANUÁRIO, P. K. de A. Ações afirmativas: uma política pública de inclusão no ensino superior através das cotas raciais. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa se constitui na análise sobre a política de cotas para negros e carentes, como espécie de ações afirmativas que visa corrigir as desigualdades sociais, promover a justiça social e compensar grupos discriminados até que seus efeitos sejam neutralizados. As políticas de cotas em universidades públicas vêm sendo, nos últimos anos, muito questionada, tanto acerca de sua validade, quanto sobre sua constitucionalidade ou não. Dessa forma, podem-se observar determinadas posições, argumentos e opiniões acerca dessa estratégia de inclusão social. O sistema de cotas faz parte de um grupo de ações chamadas de ações afirmativas e que tem como objetivo a implementação de medidas que concretizem o princípio constitucional da igualdade material em favor da comunidade negra de nosso país. Na busca pela redução das desigualdades econômicas e culturais, bem como na intenção de manter a harmonia social, a Constituição de 1988 protege e outorga ao Governo Federal o dever de proteger os grupos “excluídos”, ou desamparados pela simples imposição do direito. Buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica – fazendo uma análise sobre políticas públicas, especificamente de ações afirmativas, e legislação correlata, estudar sobre a política de inclusão para o acesso ao Ensino Superior, evidenciando as cotas raciais. Assim, as políticas de ação afirmativa figuram, como um novo ingrediente na luta pela democratização do ensino superior e o sistema de cotas é um indicativo para a redução das desigualdades sociais ao permitir o acesso de negros ao ensino superior. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Baptista de Mello Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Políticas de cotas pt_BR
dc.subject Justiça social pt_BR
dc.title Ações afirmativas: uma política pública de inclusão no ensino superior através das cotas raciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta