Resumo:
Este trabalho pretende abordar de forma breve e objetiva aspectos históricos do processo
educacional brasileiro articulado com a trajetória do objeto em estudo - A prática educativa do
gestor democrático. Com essa finalidade retomaremos a história da Gestão enfatizando o
movimento de transição da Administração Escolar para a Gestão Democrática dentro do contexto de
reformulação da educação e da redefinição das políticas educacionais. Esta pesquisa é de cunho
bibliográfico e visa contribuir para o debate do papel dos gestores públicos educacionais dentro de
uma perspectiva da Gestão Democrática. O que se conclui, a partir da pesquisa desenvolvida, é certo
distanciamento entre o que declaro juridicamente e as práticas consolidadas na escola pelos
gestores.A gestão das escolas tem caminhado para uma nova forma de conduzir o espaço escolar,
amparada pelas ideias progressistas, originárias do novo modelo de Gestão Gerencial.
Descrição:
SOUSA, M. A. de. A prática do gestor democrático. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.