Resumo:
O presente trabalho procurou analisar aspectos sobre o ensino de Língua Portuguesa no livro
didático do ensino médio, referente ao 3° ano, organizado por Ricardo Gonçalves Barreto. A
obra faz parte da coleção “Ser Protagonista”, que trabalha os gêneros textuais e os tipos de
textos, verbais e não- verbais. O objetivo da pesquisa parte da necessidade de compreender
como o livro aborda os eixos da atividade pedagógica no ensino de língua materna. A nossa
pesquisa é norteada por estudos teóricos, como Antunes (2009; 2003) sobre o ensino de Língua
Portuguesa (LP), Brasil (1998) e Koch; Elias (2010) para abordar concepções sobre leitura,
Reinaldo (2005) e Koch (2009) para explicar a prática da língua e os processos de aprendizado
da escrita, Travaglia (2009) e Antunes (2014) por motivo de discutir o trabalho com a gramática
numa perspectiva sociointeracionista, e por fim Marcuschi (2005; 2007) na função de analisar
os usos da língua e os gêneros textuais nas situações comunicativas. A metodologia será
constituída por análise crítica e reflexiva do livro didático, em virtude de compreender quais as
concepções de leitura, escrita, oralidade e gramática estão presentes e como o livro trata da
questão dos gêneros textuais ∕ discursivos à luz do aporte teórico citado. Foram aplicados, na
descrição da análise, exemplos contidos no próprio livro, deixando, assim, espaço para críticas
e sugestões a respeito da organização e estrutura dos tópicos discutidos. O artigo divide-se em
três partes, a primeira refere-se à introdução, apresentando, de forma concisa, a temática
abordada, enquanto a segunda discute a abordagem dos gêneros textuais, a leitura, escrita,
gramática, oralidade no livro didático e, por último, a conclusão, que por sua vez, revela os
resultados obtidos através da pesquisa.
Descrição:
NUNES, A. P. da P. Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático: um olhar sociointeracionista. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.