UEPB - Repositório Digital

Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático: um olhar sociointeracionista

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Ana Paula da Paixão
dc.date.accessioned 2017-04-24T13:59:13Z
dc.date.available 2017-04-24T13:59:13Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13394
dc.description NUNES, A. P. da P. Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático: um olhar sociointeracionista. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho procurou analisar aspectos sobre o ensino de Língua Portuguesa no livro didático do ensino médio, referente ao 3° ano, organizado por Ricardo Gonçalves Barreto. A obra faz parte da coleção “Ser Protagonista”, que trabalha os gêneros textuais e os tipos de textos, verbais e não- verbais. O objetivo da pesquisa parte da necessidade de compreender como o livro aborda os eixos da atividade pedagógica no ensino de língua materna. A nossa pesquisa é norteada por estudos teóricos, como Antunes (2009; 2003) sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP), Brasil (1998) e Koch; Elias (2010) para abordar concepções sobre leitura, Reinaldo (2005) e Koch (2009) para explicar a prática da língua e os processos de aprendizado da escrita, Travaglia (2009) e Antunes (2014) por motivo de discutir o trabalho com a gramática numa perspectiva sociointeracionista, e por fim Marcuschi (2005; 2007) na função de analisar os usos da língua e os gêneros textuais nas situações comunicativas. A metodologia será constituída por análise crítica e reflexiva do livro didático, em virtude de compreender quais as concepções de leitura, escrita, oralidade e gramática estão presentes e como o livro trata da questão dos gêneros textuais ∕ discursivos à luz do aporte teórico citado. Foram aplicados, na descrição da análise, exemplos contidos no próprio livro, deixando, assim, espaço para críticas e sugestões a respeito da organização e estrutura dos tópicos discutidos. O artigo divide-se em três partes, a primeira refere-se à introdução, apresentando, de forma concisa, a temática abordada, enquanto a segunda discute a abordagem dos gêneros textuais, a leitura, escrita, gramática, oralidade no livro didático e, por último, a conclusão, que por sua vez, revela os resultados obtidos através da pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edilma de Lucena Catanduba pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Situações comunicativas pt_BR
dc.title Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no livro didático: um olhar sociointeracionista pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta