Resumo:
O presente trabalho disponibiliza informações acerca da pesquisa cujo tema foi
recortado do projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Iniciação
Científica, intitulado, “Flora, Sebastiana, a mulher do Aníbal e a mulher que virou
homem: discutindo identidades de gênero no cancioneiro de Jackson do
Pandeiro”. No decorrer da pesquisa foram feitas leituras relacionadas ao termo
gênero enquanto conceito socialmente construído, e, por conseguinte, nos
aprofundamos à categoria mulher, que é o termo central das músicas analisadas.
Posteriormente, além de atender o objetivo principal deste trabalho, promover
uma análise sobre as representações das identidades de gênero a partir das
letras de músicas compostas e interpretadas por Jackson do Pandeiro, tivemos
que tomar posse da biografia do artista citado acima, além de leituras referentes
à representação social, ideologia do branqueamento e sobre a técnica análise
de conteúdo, na perspectiva de Bardin, que foi a técnica utilizada para
explorarmos as 25 (vinte e cinco) músicas selecionadas. Feito isso, foi possível
expor as identidades femininas presentes nas letras das músicas, e assim
caracterizar os papéis socialmente construídos e figurados nas mesmas.
Descrição:
CONCEIÇÃO, R. B. da. As mulheres cantadas por Jackson do Pandeiro: pretas, morenas e escurinhas. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.