Resumo:
Este trabalho traz uma reflexão acerca da importância do projeto político- pedagógico na organização
administrativa e pedagógica da escola especificamente a contribuição do mesmo na prática educativa
do professor. O Projeto político-pedagógico funciona como uma construção coletiva na qual são
expostas as necessidades da escola e também uma tomada de decisões que influirá direta ou
indiretamente na prática do professor em sala de aula desta forma torna-se uma ferramenta essencial
para o processo ensino-aprendizagem. Uma formação adequada proporcionará ao professor subsídios
para trabalhar a sua prática partindo do PPP, visto que este oferecerá ao educador caminhos a serem
percorridos para alcançar uma formação integral do educando, tornando-o um cidadão atuante na
sociedade, dessa forma a escola assume o papel de desenvolver nos alunos suas múltiplas habilidades
sendo estas, cognitivas, afetivas, interpessoais, entre outras, pois o projeto político-pedagógico
proporciona ao educador o trabalho interdisciplinar integrando as disciplinas e fazendo-as interagir
com a realidade e com os problemas sociais oferecendo, desse modo um conhecimento mais amplo e
completo ao educando além de prepará-lo para atuar criticamente na sociedade como sujeito ativo
desta. Nessa perspectiva o trabalho com o PPP pode oferecer ao educador caminhos que possam
orientá-lo além de organizar sua prática para a efetivação de uma aprendizagem significativa.
Descrição:
BARROS, L. da. S. O projeto político-pedagógico e a atuação do
professor na escola. 2012. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.