Resumo:
A escola centrada no pleno desenvolvimento do educando precisa estar buscando
maneiras de fazer deste processo educativo algo prazeroso, desafiador.Nesse
sentido, o objetivo desse estudo é refletir sobre como esse processo tem acontecido
e quais os resultados alcançados até aqui, e, ainda, o que é possível ser feito para
obter melhores resultados, referindo-se aos atores que compõem a escola, sendo
eles, professores, gestores, alunos e comunidade (família), procurando, assim,
resgatar a função social da escola. Pois, a nosso ver, é preciso que o aluno
encontre motivos para estar ali e participar de maneira ativa, dinâmica, construindo
seu aprendizado, já que, uma sociedade só é de fato democrática quando os
cidadãos que dela fazem parte são em primeiro lugar, alfabetizados, reflexivos, com
condições reais de exercerem sua participação e cidadania, conhecedores de seus
direitos e deveres, e o caminho a ser seguido para chegar a esses patamar é um
processo educativo verdadeiramente funcional. Escola, enquanto instituição
detentora do saber precisa compreender sua importância na formação de um sujeito
que atua em uma sociedade e deve contribuir positivamente para que esse saber
seja trabalhado de forma democrática, independentemente de qual grupo social ele
pertença.
Descrição:
Santos, S. S. A. dos. A escola como espaço de aprendizagem: discutindo sua função social. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.