Resumo:
O presente trabalho busca refletir um pouco sobre a formação acadêmica nos cursos
de formação de professores e tem o objetivo de analisar a prática de estágio no curso
de licenciatura, refletir sobre a responsabilidade dos mesmos em sala de aula, mostrar
a importância dos estágios na formação docente e apresentar novas visões sobre a
vivência em sala de aula a partir do contato inicial nos estágios, com o uso de
pesquisas qualitativas, participante e bibliográfica. Levando em consideração as
seguintes hipóteses: Qual a contribuição dos estágios supervisionados para os cursos
de licenciatura? Qual o papel do (a) estagiário (a) em sala de aula? Tivemos como
referência os trabalhos de Freire (1996), Kimura (2008), Oliveira (2006), Passini
(2010) e Pimenta (2011). Buscamos também avaliar sobre a nossa vivência nos
estágios, as observações, regências e todo o desenrolar dos planejamentos propostos
na área de estudo, refletindo com um olhar crítico sobre a prática do Estágio para a
construção da formação acadêmica, o ensino de Geografia, a Importância do
planejamento em sala de aula e os desafios a serem enfrentados na sala de aula. O
interesse pelo tema surge inicialmente com um primeiro contato com a escola através
do PIBID, com as vivências no estágio supervisionado e todas reflexões feitas em sala
de aula nas disciplinas de prática pedagógica e do próprio estágio.
Descrição:
SANTOS, L. F. dos. A importância do estágio supervisionado para o curso de
Licenciatura em Geografia. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.