Resumo:
Este estudo consiste em um relato de experiência que foi desenvolvida na unidade SESI Catolé em Campina Grande- Paraíba. No estágio supervisionado não obrigatório na renumeração, não fazendo parte dos componentes curriculares obrigatório do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As aulas aconteciam na segunda a sexta feira no turno da tarde das 14:00 horas ás 17:00 horas, no período de abril a dezembro de 2015. O relato produzido foi desenvolvido a partir dos registros ao longo de um semestre, bem como das reflexões estudos que foram realizados durante o processo da pratica do futsal. O clube tem como pretensão oferecer as crianças e adolescentes, a possibilidade de melhor seus hábitos, através das práticas esportivas, buscando qualidade de vida, associada ao esporte. Sendo assim, enquanto o futsal tem um papel de elemento da cultura corporal, promove a educação e a inclusão social de crianças e adolescentes em aulas de iniciação motora e prática esportiva, nas aulas são esperados valores como ética, trabalho em equipe, superação, respeito, autoestima e saúde. Esses valores extrapolam as linhas das quadras de futsal, e são decisivos para a formação social da criança e adolescentes praticante da modalidade.
Descrição:
LIMA, D. R. C. de. A prática de futsal como fenômeno social: Relato de experiência do Clube SESI Catolé Campina Grande – Paraíba. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.