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A Educação Física é um dos componentes obrigatórios da matriz curricular da Educação Básica. Como parte do conjunto de disciplinas que buscam formar o aluno a partir dos objetivos propostos para o ensino médio, a Educação Física “volta e meia” se encontra em discussão dentro do mundo escolar sobre a sua importância para alunos que estão no Ensino Médio. É a partir desta problemática que buscamos refletir sobre o papel e importância da Educação Física para o Ensino Médio, com o intuito de contribuir com o debate, especialmente sobre as possíveis contribuições dessa área de conhecimento para com as demais áreas, no processo de formação mais ampla para criança, jovens e adultos. Para tanto, desenvolvemos esse trabalho através da realização de pesquisas bibliográficas a partir de artigos e livros, buscando dialogar com autores como: Carrapoz (2005), Darido (1999, 2013), Ferreira e Sampaio (2013), Ghiraldelli Jr. (2008), Mattos (2013), entre outros, que enfocam em seus trabalhados a problemática da educação física no contexto escolar. Buscamos focalizar também como a Educação Física é respaldada em documentos e legislação, como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs). Tais leituras evidenciaram que a Educação Física tem um amplo conteúdo, e que quando explorado em todas as suas perspectivas, contribui de forma relevante para formação do aluno que se encontra nesse ciclo escolar. Afinal, diversos estudos científicos mostram como a Educação Física é importante na prevenção e combate à obesidade entre crianças e jovens, auxiliando-o inclusive nas demais áreas de conhecimento. |
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