Resumo:
Este artigo aborda as questões políticas e pedagógicas que envolvem as relações do corpo
docente das escolas públicas com os gestores, para se ter um entendimento mais profundo
sobre de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, a
qual é de grande relevância para um desenvolvimento eficaz dos educandos da sociedade
contemporânea. Analisa, ainda, o papel do gestor no sentido de garantir a participação da
comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo trazendo
os diversos instrumentos que favorecem esta participação. A partir de pesquisas e análises
desencadeou-se um conhecimento e entendimento mais amplo do percurso da gestão
democrática na escola, de acordo com o processo histórico e as relações que a envolve, o
presente artigo também apresenta as contribuições expostas pela a gestão participativa para a
melhoria do desempenho organizacional e funcional da escola. Assim, este estudo procurou
mostrar como a gestão democrática permeia o âmbito educacional, pois, embora já tenham
acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de aprofundar o entendimento
em torno da temática, ampliando conhecimentos e unindo esforços na luta por uma efetiva
gestão democrática, a qual é fundamental para uma educação de qualidade.
Descrição:
IRINEU, A. M. V. Gestão democrática da escola: o desempenho do
gestor em meio às relações político-pedagógicas do
coletivo docente. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.