UEPB - Repositório Digital

Gestão democrática da escola: o desempenho do gestor em meio às relações político-pedagógicas do coletivo docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Irineu, Angela Mérici Vasconcelos
dc.date.accessioned 2013-07-29T16:31:34Z
dc.date.available 2013-07-29T16:31:34Z
dc.date.issued 2013-07-29
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1347
dc.description IRINEU, A. M. V. Gestão democrática da escola: o desempenho do gestor em meio às relações político-pedagógicas do coletivo docente. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo aborda as questões políticas e pedagógicas que envolvem as relações do corpo docente das escolas públicas com os gestores, para se ter um entendimento mais profundo sobre de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, a qual é de grande relevância para um desenvolvimento eficaz dos educandos da sociedade contemporânea. Analisa, ainda, o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. A partir de pesquisas e análises desencadeou-se um conhecimento e entendimento mais amplo do percurso da gestão democrática na escola, de acordo com o processo histórico e as relações que a envolve, o presente artigo também apresenta as contribuições expostas pela a gestão participativa para a melhoria do desempenho organizacional e funcional da escola. Assim, este estudo procurou mostrar como a gestão democrática permeia o âmbito educacional, pois, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de aprofundar o entendimento em torno da temática, ampliando conhecimentos e unindo esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, a qual é fundamental para uma educação de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Otávio da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Comunidade escolar pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Gestão democrática da escola: o desempenho do gestor em meio às relações político-pedagógicas do coletivo docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta