Resumo:
O presente artigo é resultado de um estágio que ocorreu em uma creche pública no
município de Guarabira - PB, e tem como objetivo mostrar a importância da brincadeira
como um instrumento pedagógico para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças
pequenas, bem como propiciar uma reflexão critica sobre a brincadeira no contexto
educativo, mas precisamente, na creche. As reflexões a cerca das brincadeiras como
aprendizagem ganha respaldo a partir de diversos autores pesquisados, entre eles destacamse
Vigostky (1996), Curtis (2006), Moyles (2006), Cunha (2009), entre outros que
contribuíram para a afirmação de que o brincar é de suma importância para o
desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O estudo feito a partir do
estágio e as teorias bibliográficas analisadas, demonstraram que, de fato, a brincadeira
proporciona muitos benefícios no que diz respeito à aprendizagem das crianças,
especialmente das crianças pequenas que se encontram na educação infantil.
Descrição:
GOMES, P. C. A importância das brincadeiras na educação infantil:
uma análise sobre o brincar na creche. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.