dc.description.abstract |
O futebol é um esporte complexo e dinâmico, com variabilidade de situações, trazendo importantes contribuições para o desenvolvimento da personalidade das crianças e jovens, pois requer, velocidade, coordenação e percepção e tomada de decisão. Usualmente, os aspectos desenvolvidos nas escolas de futebol enfatizam as capacidades físicas e as capacidades de técnica individual, bem como coordenações táticas pré-estabelecidas. Em vista disso, o presente trabalho objetivou analisar através de um relato de experiência os níveis de desenvolvimento motor e social em crianças praticantes de futebol. Realizou-se um relato de experiência, qualitativo descritivo, com 30 crianças que realizaram uma bateria de testes motores. Esses testem eram: Saltar, pular, correr e lançar. Os resultados conferidos após a aplicação dos testes da capacidade física e de Equilíbrio e após analises realizadas no decorrer das aulas. Os relatos dos alunos comprovaram uma melhora na capacidade física de equilíbrio, assim como, resultados positivos no desenvolvimento global e social. O relato também retratou a melhora social dessas crianças participantes do programa, nele concluímos que a atividade física é um meio rico para o desenvolvimento integral de todo e qualquer indivíduo. |
pt_BR |