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Esse trabalho é uma atividade pedagógica que através de um estudo multidisciplinar reflete sobre as dificuldades existentes na aplicação da regra número 11 do futebol profissional, o impedimento. Primordialmente avaliamos o grau de entendimento da regra e sua logística através dos conceitos gerais da redação técnica investigando como um assistente de arbitragem de futebol encontra-se na presença de três condições coerentes entre si e interdependentes, onde cada uma considera a existência da outra para enfim, ter que tomar uma decisão em frações de segundos. O estudo agrega diversas percepções através de discussões das respectivas áreas do conhecimento, como a Educação Física, a Matem ática, a Física, que determinam que este fenômeno é fator comum entre o mundo da arbitragem esportiva no geral, e as falhas que estão sujeitas a ocorrer mesmo na utilização de dispositivos eletrônicos para analisar cada lance das partidas. Em fatos reais de partidas oficiais de futebol profissional, que ocorrem em diferentes cidades, estados, países, horários e datas e por diferentes equipes de jogadores e de arbitragem, observamos a impessoalidade da regra e comprovamos através da estatística a incidência de “erros”, descartando qualquer tipo de dolo. Contudo, entendemos que não é pelo desconhecimento e desentendimento da regra o fator principal para que o assistente tome sua decisão de forma condizente à mesma, mas sim, pelo fato da impossibilidade de atender na íntegra o rigor da mesma. |
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