Resumo:
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a Avaliação da Aprendizagem –
na Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e
MédioProfessor Antônio Benvindo, Guarabira-PB.Utilizou-se como metodologia uma
pesquisa bibliográfica e de campo sob abordagem qualitativa, através da aplicação de
questionário em que os sujeitos envolvidos foram alunos e professores do Ensino Médio que
contribuíram respondendo ao questionário dando seus depoimentos à cerca da Avaliação da
Aprendizagem. Com isso, percebeu-se que a avaliação se dá de forma autoritária porque
classifica os alunos fazendo uma seleção dos que podem ser aprovados para prosseguir
nos anos seguintes. Portanto, concluiu-se que o trabalho de pesquisa foi significante à
medida que nos possibilitou conhecer a partir dos resultados que se obteve de que a
avaliação desempenha uma função classificatória e autoritária, em que a maioria dos alunos
estão preocupados mais com a nota da prova para passar de ano do que com a
aprendizagem que é mais significativa para eles. Para tanto, é necessário que a escola
trabalhe a avaliação da aprendizagem,não somente no sentido de aprovar ou reprovar, mas
de contribuir com o educando em seu conhecimento para que ele possa sempre estar
modificando sua maneira de analisar e observar melhor os acontecimentos que estão ao
seu redor para com isso tomar suas próprias decisões adquirindo assim sua autonomia.
Descrição:
ARRUDA, I. de. F. dos S. Como avaliar na educação de jovens e adultos – EJA. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.