Resumo:
Este trabalho tem como tema principal enfatizar uma conceituação de alfabetização e
letramento em suas diferentes dimensões e as relações que esses dois termos podem manter
entre si, como também discutir as práticas de leitura e escrita que contribuem para o processo
de ensino-aprendizagem. Assim é objetivo nosso investigar que apesar das divergências em
alguns aspectos, especificamente em seus conceitos e significados, ambos possuem
semelhanças e se entrecruzam constantemente, ao longo de todo o processo de aprendizagem
e evolução da vida cognitiva dos indivíduos. Apontamos como aporte teórico a perspectiva de
autores como Kleimam (1995), Freire (2001),Rojo (2001),Soares (2005 e 2009). Dessa forma,
o presente estudo vem mostrar aos educadores a importância dos termos alfabetização e
letramento na vida das pessoas, seja criança ou adulto. Com base nas teorias desses autores
chegamos a resultados bem pertinentes sobre os significados dos termos apresentados e a
importâncias de suas práticas no desenvolvimento dos educandos.
Descrição:
ROBERTO, G. G. A importância das práticas de letramento no
processo de ensino-aprendizagem. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.