Resumo:
Este artigo trata do brincar no cotidiano da criança, evidenciando-o como uma atividade que
favorece o desenvolvimento cognitivo, físico e social da criança. Para uma melhor
compreensão do brincar na vida da criança foi realizada uma pesquisa de campo na Creche.
Baseado em uma pesquisa qualitativa utilizamos como instrumento: entrevistas para coleta de
informações sobre o corpo docente e discente, observações presenciais e oficinas. Desse
modo, este artigo está dividido em quatro partes em que abordamos, no primeiro capítulo, o
conceito de Infância e sua trajetória histórica, respaldando-nos teoricamente com Broering,
Moyles e Oliveira. No segundo capítulo, refletimos sobre a importância do Brincar, os tipos
do brincar, brinquedos e brincadeiras, como uma atividade que contribui para o
desenvolvimento da criança. No terceiro capítulo, apresentaremos a metodologia deste artigo.
Para finalizar, no quarto capítulo, abordamos as nossas vivências na escola campo. E como
resultados, verificamos que a creche possui dificuldades na área físicas e nos aspectos
pedagógicos.
Descrição:
SILVA, M. R. da. O prazer de aprender brincando na educação infantil. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.