Resumo:
Ao se falar de educação, logo se pensa em algo ligado a instrução, o termo educação vem do latim e se fixa diretamente a transmissão de algo de forma mecânica, deixando de lado muitas vezes a questão da afetividade, e assim era o trabalho dentro das escolas. Desse modo, o ensino ficou mecanizado, ou seja, o aluno se limitava apenas a atenção às explicações e as execuções das atividades na sala de aula, dificultando a troca afetiva entre o transmissor e o receptor. Assim, há uma preocupação com o fator afetivo, de forma especial na educação infantil, pois é um período onde a acriança se encontra em processo de formação, e o trabalho na educação se concentra na constituição do próprio sujeito, envolvendo valores e o próprio caráter necessário para o seu desenvolvimento integral do educando. É papel do profissional da educação, formar o aluno-cidadão, aluno que pais e sociedade desejam. Sabemos que esta visão de escola sempre foi assim: a escola é o lugar onde se forma pessoas nos moldes esperados pela sociedade, de modo a atuarem dentro dela de maneira critica e reflexiva. Por isso dentro do cenário educacional encontramos escolas tecnicistas, bancárias, renovadoras, tradicionais, construtivistas etc, dependendo do momento vivido pelo país ou pelo mundo, e essa função é dada ao professor. Para tanto, esse trabalho traz o estudo de caráter exploratório e teve como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a constituir hipóteses.
Descrição:
SANTOS, Maria Pereira dos. A relação professor-aluno dentro do processo ensino-aprendizagem: revisão bibliográfica. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2017. [Monografia]