UEPB - Repositório Digital

A relação professor-aluno dentro do processo ensino-aprendizagem: revisão bibliográfica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Maria Pereira dos
dc.date.accessioned 2017-07-24T13:08:32Z
dc.date.available 2017-07-24T13:08:32Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13575
dc.description SANTOS, Maria Pereira dos. A relação professor-aluno dentro do processo ensino-aprendizagem: revisão bibliográfica. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2017. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Ao se falar de educação, logo se pensa em algo ligado a instrução, o termo educação vem do latim e se fixa diretamente a transmissão de algo de forma mecânica, deixando de lado muitas vezes a questão da afetividade, e assim era o trabalho dentro das escolas. Desse modo, o ensino ficou mecanizado, ou seja, o aluno se limitava apenas a atenção às explicações e as execuções das atividades na sala de aula, dificultando a troca afetiva entre o transmissor e o receptor. Assim, há uma preocupação com o fator afetivo, de forma especial na educação infantil, pois é um período onde a acriança se encontra em processo de formação, e o trabalho na educação se concentra na constituição do próprio sujeito, envolvendo valores e o próprio caráter necessário para o seu desenvolvimento integral do educando. É papel do profissional da educação, formar o aluno-cidadão, aluno que pais e sociedade desejam. Sabemos que esta visão de escola sempre foi assim: a escola é o lugar onde se forma pessoas nos moldes esperados pela sociedade, de modo a atuarem dentro dela de maneira critica e reflexiva. Por isso dentro do cenário educacional encontramos escolas tecnicistas, bancárias, renovadoras, tradicionais, construtivistas etc, dependendo do momento vivido pelo país ou pelo mundo, e essa função é dada ao professor. Para tanto, esse trabalho traz o estudo de caráter exploratório e teve como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a constituir hipóteses. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcos Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A relação professor-aluno dentro do processo ensino-aprendizagem: revisão bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta