Resumo:
O presente artigo trata do processo formativo do alfabetizador, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado. Objetivou compreender como se dá a etapa inicial da formação no Programa. Resultou de uma pesquisa teórica em textos acadêmicos, resoluções do PBA e nos materiais utilizados no processo de formação, e da aplicação de um questionário. Foi impulsionado pelas seguintes questões: Quem pensa o processo de formação dos alfabetizadores? Como se dá a escolha dos temas e dos textos trabalhados na formação inicial? A partir dos dados coletados com dois formadores foram feitas reflexões relacionando as opiniões dos sujeitos e teoria analisada. Ao final, concluiu-se que se deve pensar a forma de inserção do alfabetizador no Programa Brasil Alfabetizado e que a formação inicial é imprescindível para a prática de alfabetização, pois o alfabetizador terá acesso a conhecer a teoria para melhor desenvolver sua prática.
Descrição:
SANTOS, E. S. da. S. Programa Brasil Alfabetizado: refletindo sobre a etapa inicial da formação dos alfabetizadores. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.