Resumo:
Estudar a História das instituições educacionais no município de Bananeiras nos
permite estabelecer relações com a história do cotidiano local e compreender as concepções
pedagógicas que fundamentam as propostas e práticas educacionais direcionadas a cada tipo
de classe social. Ao focar este tema temos a possibilidade de compreender parte da história da
educação local partindo do pressuposto de que para entender o presente é preciso conhecer o
passado, através de uma reflexão sobre a trajetória das instituições escolares da cidade de
Bananeiras durante o início do século XX. O objetivo do trabalho é a reconstituição histórica
do contexto educacional da época, como procedimento teórico-metodológico adoto o uso de
pesquisa bibliográfica com ênfase em autores que se ocupam em descrever e problematizar a
História da Educação no Brasil e em alguns municípios. Nesta perspectiva, busco
compreender a origem das instituições educativas em tal município e entender as concepções
pedagógicas que fundamentam tais instituições evidenciando pontos de articulação com a
história nacional. Percebe-se que foram significativos os avanços ocorridos na educação
municipal de Bananeiras no período supracitado, no entanto, prevalecia um ensino elitizado
que privilegiava a uma camada restrita, as práticas educativas eram assim voltadas ao
atendimento de cada classe social, sejam eles homens, mulheres, menores abandonados ou que vivem em situação de promiscuidade.
Descrição:
COSTA, Luana Ranielle Ferreira da. O desenhar de uma educação interiorana: uma análise do processo educativo e do contidiano escolar na cidade de Bananeiras-PB no início do século XX. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]