dc.contributor.author |
Costa, Luana Ranielle Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-25T12:20:12Z |
|
dc.date.available |
2017-07-25T12:20:12Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 371 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13604 |
|
dc.description |
COSTA, Luana Ranielle Ferreira da. O desenhar de uma educação interiorana: uma análise do processo educativo e do contidiano escolar na cidade de Bananeiras-PB no início do século XX. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudar a História das instituições educacionais no município de Bananeiras nos
permite estabelecer relações com a história do cotidiano local e compreender as concepções
pedagógicas que fundamentam as propostas e práticas educacionais direcionadas a cada tipo
de classe social. Ao focar este tema temos a possibilidade de compreender parte da história da
educação local partindo do pressuposto de que para entender o presente é preciso conhecer o
passado, através de uma reflexão sobre a trajetória das instituições escolares da cidade de
Bananeiras durante o início do século XX. O objetivo do trabalho é a reconstituição histórica
do contexto educacional da época, como procedimento teórico-metodológico adoto o uso de
pesquisa bibliográfica com ênfase em autores que se ocupam em descrever e problematizar a
História da Educação no Brasil e em alguns municípios. Nesta perspectiva, busco
compreender a origem das instituições educativas em tal município e entender as concepções
pedagógicas que fundamentam tais instituições evidenciando pontos de articulação com a
história nacional. Percebe-se que foram significativos os avanços ocorridos na educação
municipal de Bananeiras no período supracitado, no entanto, prevalecia um ensino elitizado
que privilegiava a uma camada restrita, as práticas educativas eram assim voltadas ao
atendimento de cada classe social, sejam eles homens, mulheres, menores abandonados ou que vivem em situação de promiscuidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Otávio da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Instituições educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Cotidiano local |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino elitizado |
pt_BR |
dc.title |
O desenhar de uma educação interiorana: uma análise do processo educativo e do contidiano escolar na cidade de Bananeiras-PB no início do século XX |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |