Resumo:
Para Castrogiovanni (2009) as sociedades estão em constante processo de modificação, em decorrência desse processo, as ciências passam por alterações ao longo do tempo, por isso o ensino do século XXI precisa colocar os estudos sociais no centro das preocupações, assim, pode-se dizer que, o ensino atual deve preocupar-se com a reflexão sobre as ações humanas e suas inquietações no mundo. No macrocampo Comunicação, Cultura Digital e uso das Mídias os alunos devem aplicar a funcionalidade dos meios de comunicação em seu cotidiano, compreender a vida social e reunir instrumentos que o faça refletir sobre a cultura, cidadania, leis do ciberespaço, evolução da comunicação e seus meios, sustentabilidade, ou seja, entender o conjunto das práticas sociais, e relacioná-las com a dinâmica da vida. O principal objetivo desse projeto foi propiciar a interação escola/alunos/comunidade, facilitando a comunicação, bem como, desenvolvendo a aprendizagem, pesquisa, expressão de opiniões, críticas e sugestões, através dos registros interativos e pedagógicos no facebook. Destaca-se que a páginas foi criada em 10 de abril de 2013, em 2014 permanece ativa e é administrada pelos alunos do Parlamento Juvenil Severino Cabral, juntamente com os professores, após as publicações através dessa fan page, percebeu-se que os alunos desenvolveram as habilidades e competências previstas para o macrocampo de CCDUM, este ambiente virtual proporcionou uma aproximação entre a escola e os alunos, e até mesmo estabeleceu vínculo escolar com os pais e a comunidade, já que as postagens envolvem projetos da escola, notícias atuais, assuntos do mundo jovem, atualizações escolares e vários conteúdos que auxiliam no contexto pedagógico.
Descrição:
SANTOS, Éricka Araújo. O Facebook como ferramenta pedagógica para o Ensino Médio inovador. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]