Resumo:
Este trabalho, de conclusão de curso, tem por objetivo discutir os possíveis vínculos entre educação escolar e identidade negra. Já que, esta é construída pelos sujeitos sociais, históricos e culturais nas relações/interações nos vários espaços que circulam. Nesta perspectiva, o espaço escolar apresenta-se como principal instituição formal responsável pela formação do sujeito. Partindo desta discussão, buscaremos analisar como a criança negra tem construído sua identidade. Para isto, teremos como base o olhar dessas crianças sobre si mesmas, a partir da relação com o outro dentro do espaço escolar. Diante das relações etnorraciais estabelecidas neste espaço, enfatizamos as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas à construção de uma identidade negra ressignificada. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para reflexão acerca da função social da escola, diante da diversidade existente em nosso país.
Descrição:
ALVES, M. C. Relações entorraciais na escola: o papel do/a educador/a na construção da identidade negra. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.