dc.contributor.author |
Alves, Mirelle Cândido |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-30T18:59:29Z |
|
dc.date.available |
2013-07-30T18:59:29Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 326 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1361 |
|
dc.description |
ALVES, M. C. Relações entorraciais na escola: o papel do/a educador/a na construção da identidade negra. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho, de conclusão de curso, tem por objetivo discutir os possíveis vínculos entre educação escolar e identidade negra. Já que, esta é construída pelos sujeitos sociais, históricos e culturais nas relações/interações nos vários espaços que circulam. Nesta perspectiva, o espaço escolar apresenta-se como principal instituição formal responsável pela formação do sujeito. Partindo desta discussão, buscaremos analisar como a criança negra tem construído sua identidade. Para isto, teremos como base o olhar dessas crianças sobre si mesmas, a partir da relação com o outro dentro do espaço escolar. Diante das relações etnorraciais estabelecidas neste espaço, enfatizamos as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas à construção de uma identidade negra ressignificada. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para reflexão acerca da função social da escola, diante da diversidade existente em nosso país. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ivonildes da Silva Fonseca |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Relações entorraciais na escola: o papel do/a educador/a na construção da identidade negra |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |