Resumo:
O processo de ensino aprendizagem das disciplinas de ciências exatas ainda é um
problema para a educação brasileira. Mediante a observação na Escola Estadual do Ensino
Fundamental e Médio Otávia Silveira e por meio de um questionário procuramos diagnosticar
dificuldades de aprendizagem dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio em Física. A teoria
estudada indica a importância do professor educador que tem a função de orientar, estimular e
acompanhar o processo de aprendizagem de seus alunos. As alternativas apontam práticas
pedagógicas para dinamizar os conteúdos trabalhados, buscando motivar o aluno; a
sistematização de conteúdos num contexto mais próximo da sua realidade; o enfoque da teoria
com a prática como fator inerente a essa disciplina, bem como o uso das tecnologias
educacionais mais adequadas. Tais possibilidades adéquam-se à análise das informações
obtidas dos alunos que mostra que mesmo diante de mudanças no cenário educacional com uso
das tecnologias e práticas educacionais diversificadas os alunos associam a aprendizagem dos
conteúdos à aprendizagem dos cálculos matemáticos; sentem dificuldade na assimilação dos conteúdos pela forma como a disciplina é trabalhada na sala de aula e ainda não possuem familiaridade em relacionar a teoria estudada com seu cotidiano.
Descrição:
SILVEIRA, Anne Marrie Alves. Dificuldades dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio referente à aprendizagem de Física. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]