UEPB - Repositório Digital

Dificuldades dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio referente à aprendizagem de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silveira, Anne Marrie Alves
dc.date.accessioned 2017-07-25T12:25:10Z
dc.date.available 2017-07-25T12:25:10Z
dc.date.issued 2015-02-28
dc.identifier.issn CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13611
dc.description SILVEIRA, Anne Marrie Alves. Dificuldades dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio referente à aprendizagem de Física. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O processo de ensino aprendizagem das disciplinas de ciências exatas ainda é um problema para a educação brasileira. Mediante a observação na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Otávia Silveira e por meio de um questionário procuramos diagnosticar dificuldades de aprendizagem dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio em Física. A teoria estudada indica a importância do professor educador que tem a função de orientar, estimular e acompanhar o processo de aprendizagem de seus alunos. As alternativas apontam práticas pedagógicas para dinamizar os conteúdos trabalhados, buscando motivar o aluno; a sistematização de conteúdos num contexto mais próximo da sua realidade; o enfoque da teoria com a prática como fator inerente a essa disciplina, bem como o uso das tecnologias educacionais mais adequadas. Tais possibilidades adéquam-se à análise das informações obtidas dos alunos que mostra que mesmo diante de mudanças no cenário educacional com uso das tecnologias e práticas educacionais diversificadas os alunos associam a aprendizagem dos conteúdos à aprendizagem dos cálculos matemáticos; sentem dificuldade na assimilação dos conteúdos pela forma como a disciplina é trabalhada na sala de aula e ainda não possuem familiaridade em relacionar a teoria estudada com seu cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisca Luseni Machado Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Dificuldades dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio referente à aprendizagem de física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta