Resumo:
O uso das TIC’s tem melhorado a prática de ensino e aprendizagem em diversas
áreas de conhecimento, auxiliando os docentes e facilitando a compreensão dos
conteúdos pelos alunos. Nesse contexto, o ensino de química ainda é basicamente
tradicionalista, não tendo eficiência na integração do aluno na sociedade moderna,
logo ao universo da tecnologia. O emprego de softwares educacionais no ensino de
química permite ao aluno a capacidade de aprender significativamente porque ele
está sendo inserido em um universo tecnológico que proporciona cada vez mais
curiosidades e descobertas. Para ter bons resultados na aplicação dessas
ferramentas o papel do professor é fundamental. Ele vai reforçar conhecimento
prévio do aluno por meio de aulas expositivas, do livro didático, da sua experiência
em sala de aula e do auxílio durante o uso dos recursos. O objetivo deste trabalho
foi realizar um levantamento sobre os recursos tecnológicos educacionais, softwares
educacionais e/ou ambientes virtuais, que podem ser utilizados como ferramentas
didático-pedagógicas no ensino de Química. Para atingir o objetivo traçado, foram
elencados alguns dos principais softwares educacionais disponíveis através do uso
de ferramentas de buscas, portais e/ou repositórios. Os softwares pesquisados
foram identificados de acordo com a ferramenta para a sua utilização
(computadores, tabletes e/ou celulares). Por fim foram apresentados os possíveis
resultados obtidos com o uso dos softwares educacionais no processo de ensino e
aprendizagem de Química. Entre os softwares listados neste trabalho destacam-se o
Crocodile Chemistry® com a simulação de um laboratório virtual de química e o
CmapTools® com a criação de mapas conceituais. Ambos são destinados para
computadores. Para tablets e celulares foram apresentados trezes softwares.
Praticamente todos os SE’s apresentados neste trabalho têm o download muito fácil.
Eles são fáceis de serem manuseados, bastante interativos com os usuários e
apresentam boa qualidade pedagógica.
Descrição:
PEREIRA, Deydeby Illan dos Santos. Softwares educacionais no ensino de química. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.