Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13620
Título: Softwares educacionais no ensino de química
Autor(es): Pereira, Deydeby Illan dos Santos
Palavras-chave: Software educacional
Ensino de química
Tecnologias educacionais
Resumo: O uso das TIC’s tem melhorado a prática de ensino e aprendizagem em diversas áreas de conhecimento, auxiliando os docentes e facilitando a compreensão dos conteúdos pelos alunos. Nesse contexto, o ensino de química ainda é basicamente tradicionalista, não tendo eficiência na integração do aluno na sociedade moderna, logo ao universo da tecnologia. O emprego de softwares educacionais no ensino de química permite ao aluno a capacidade de aprender significativamente porque ele está sendo inserido em um universo tecnológico que proporciona cada vez mais curiosidades e descobertas. Para ter bons resultados na aplicação dessas ferramentas o papel do professor é fundamental. Ele vai reforçar conhecimento prévio do aluno por meio de aulas expositivas, do livro didático, da sua experiência em sala de aula e do auxílio durante o uso dos recursos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre os recursos tecnológicos educacionais, softwares educacionais e/ou ambientes virtuais, que podem ser utilizados como ferramentas didático-pedagógicas no ensino de Química. Para atingir o objetivo traçado, foram elencados alguns dos principais softwares educacionais disponíveis através do uso de ferramentas de buscas, portais e/ou repositórios. Os softwares pesquisados foram identificados de acordo com a ferramenta para a sua utilização (computadores, tabletes e/ou celulares). Por fim foram apresentados os possíveis resultados obtidos com o uso dos softwares educacionais no processo de ensino e aprendizagem de Química. Entre os softwares listados neste trabalho destacam-se o Crocodile Chemistry® com a simulação de um laboratório virtual de química e o CmapTools® com a criação de mapas conceituais. Ambos são destinados para computadores. Para tablets e celulares foram apresentados trezes softwares. Praticamente todos os SE’s apresentados neste trabalho têm o download muito fácil. Eles são fáceis de serem manuseados, bastante interativos com os usuários e apresentam boa qualidade pedagógica.
Descrição: PEREIRA, Deydeby Illan dos Santos. Softwares educacionais no ensino de química. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13620
ISSN: CDD 371.33
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deydeby Illan dos Santos Pereira.pdfPDF - Deydeby Illan dos Santos Pereira726.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.