Resumo:
Este estudo tem o objetivo de mostrar a importância do conhecimento sobre a teoria da
lateralização do cérebro para o ensino-aprendizagem. Com os avanços da tecnologia e dos
estudos na neurociência é possível observar como o cérebro funciona no momento em que
está processando alguma função. Esta ferramenta é de muita utilidade para se saber como o
cérebro se prepara para o aprendizado, como se realiza todo esse processo e como a teoria da
lateralização do cérebro consegue descrever uma forma eficiente e eficaz do ensinoaprendizagem.
Através desta teoria é possível entender o porquê de comportamentos tão
diferenciados entre alunos, frente aos mesmos estímulos. Os professores devem ter a
consciência da necessidade de desenvolverem sua prática, buscando formas de adaptar seus
procedimentos de acordo com as diferenças entre seus alunos, interligando atividades que
envolvam os dois hemisférios do cérebro para que se consigam resultados esperados. Pois o
cérebro funciona como um todo, e é necessário sempre haver uma parceria entre os dois
hemisférios para que a aprendizagem ocorra de forma natural e espontânea.
Descrição:
PONTES, Richardson Kepler Pessoa. Conhecer a lateralização do cérebro: um repensar pedagógico no ensino-aprendizagem. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]