UEPB - Repositório Digital

Conhecer a lateralização do cérebro: um repensar pedagógico no ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Richardson Kepler Pessoa
dc.date.accessioned 2017-07-26T12:44:51Z
dc.date.available 2017-07-26T12:44:51Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13644
dc.description PONTES, Richardson Kepler Pessoa. Conhecer a lateralização do cérebro: um repensar pedagógico no ensino-aprendizagem. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem o objetivo de mostrar a importância do conhecimento sobre a teoria da lateralização do cérebro para o ensino-aprendizagem. Com os avanços da tecnologia e dos estudos na neurociência é possível observar como o cérebro funciona no momento em que está processando alguma função. Esta ferramenta é de muita utilidade para se saber como o cérebro se prepara para o aprendizado, como se realiza todo esse processo e como a teoria da lateralização do cérebro consegue descrever uma forma eficiente e eficaz do ensinoaprendizagem. Através desta teoria é possível entender o porquê de comportamentos tão diferenciados entre alunos, frente aos mesmos estímulos. Os professores devem ter a consciência da necessidade de desenvolverem sua prática, buscando formas de adaptar seus procedimentos de acordo com as diferenças entre seus alunos, interligando atividades que envolvam os dois hemisférios do cérebro para que se consigam resultados esperados. Pois o cérebro funciona como um todo, e é necessário sempre haver uma parceria entre os dois hemisférios para que a aprendizagem ocorra de forma natural e espontânea. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valécio Irineu Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Neutolinguística pt_BR
dc.subject Cérebro pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Conhecer a lateralização do cérebro: um repensar pedagógico no ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta