Resumo:
O trabalho em questão é fruto de um estudo sobre o surgimento da Educação do Campo no Brasil, abordando as metodologias e praticas para o desenvolvimento de uma educação que leve em consideração as particularidades do campo brasileiro. Para desenvolvimento da pesquisa foi feito um estudo sobre o Movimento Sem Terra e a luta travada pelo movimento em busca pela educação para as comunidades agraria, posteriormente conceituou-se o paradigma educação no campo como também suas propostas metodológica que são atualizada para disseminação, tanto na esfera da escola publica básica como no ensino superior e também nas pós graduações. O objetivo do estudo foi fazer uma analise da realidade de Coxixola/PB em especial nas escolas rurais sobre o conhecimento que os docentes tem sobre o tema Educação do Campo, foi possível ainda constatar os principais desafios dos docentes, numa realidade marcada por classes com multisseriado, crianças desmotivas como também a falta de apoio familiar.
Descrição:
DOURADO, Marta Tamires de Farias. Educação do campo e saber comunitário no município de Coxixola/Paraíba. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]