Resumo:
A utilização de filmes de cinema nas aulas de Língu a Portuguesa no ensino médio enquadra-se
em uma perspectiva mais ampla, denominada Tecnologias de Informação e Conhecimento (TIC)
e apresenta-se como um recurso pedagógico com a possibilidade de motivar os educandos e
despertar o seu interesse para a aprendizagem de conteúdos relacionados à língua. Com essa
prática, o professor pode trabalha assuntos relevantes, relacionados à literatura, gramática e
produção de textos orais e escritos, de forma dinâmica e descontraída. Este trabalho originou-se
de uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Médio “Ivan Bichara Sobreira”,
localizada na cidade de La goa de Dentro – PB, com o objetivo de analisar a utilização do
cinema nas aulas de Portug uês, enfocando-se os reais entraves existentes na resistência à
utilização desse recurs o tecnológico, os problemas enfrentados por aqueles que o utilizam e os
benefícios proporcionados aos educandos. Utilizamos como procedimentos metodológicos a
observação das aulas de língua materna nas três séries do ensino médio, questionário para os
docentes, exibição de um vídeo nacional para os educadores e discentes, observação dos planos
de au la das três séries, análise dos dados da pesquisa, dentre outros.Assim, concluímos que a
utilização de filmes de cinema nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio é capaz de
proporcionar inúmeros benefícios aos educandos, como despertar a sua motivação e o seu i
nteresse em estudar os conteúdos de nossa língua materna, além de possibilitar uma melhora
considerável da sua competência comunicativa.
Descrição:
NASCIMENTO, Carlos Valmir do. O cinema nas aulas de língua portuguesa do ensino médio. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]