Resumo:
O aspecto relevante desta pesquisa é o alinhamento do capital humano para gestão estratégica
empresarial, tendo como fundamento a revisão da literatura a respeito do Balanced Scorecard.
Tem como objetivo principal oferecer evidências sobre a existência de alinhamento do capital
humano, consoante com a literatura do BSC, nas práticas de gestão de uma empresa do
segmento hoteleiro. Neste sentido, foram avaliadas as seguintes variáveis: alinhamento
organizacional, estilo de gerência, reconhecimento e recompensa. Caracteriza-se,
metodologicamente, como um estudo transversal do alinhamento do capital humano de um
hotel da cidade de Campina Grande-PB. Utilizou-se de questionário para coleta de dados e
através do programa estatístico SPSS 15 (Statistical package for the social sciences) fez-se a
análise da frequência relativa dos mesmos. Os resultados apontam evidências sobre a
existência do alinhamento do capital humano ao serem avaliadas as variáveis: alinhamento
organizacional, estilo de gerência e reconhecimento. Ao avaliar os resultados da variável
recompensa observa-se a necessidade de uma maior atenção para o sistema de recompensa
utilizado pela organização. Conclui-se que, a empresa objeto de estudo desta pesquisa,
apresenta evidências positivas sobre a existência de alinhamento do capital humano, o que,
consequentemente alicerça favoravelmente o alinhamento organizacional da mesma. A
caracterização do estilo de gerência e do reconhecimento percebido pelos colaboradores
denotam a influência das referidas variáveis para o êxito na gestão da estratégia empresarial
da organização. Torna-se necessário, no entanto, uma maior atuação, por parte dos gestores,
para uma política bem definida no que concerne ao seu sistema de recompensas pois, segundo
a literatura do BSC, se não existe recompensa vinculada ao desempenho individual, o
alinhamento organizacional se demonstra comprometido.
Descrição:
FREIRE, K. P. S. de. O alinhamento do capital humano sob a ótica do Balanced Scorecard: uma evidência empírica do segmento hoteleiro. 2010. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010