Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da relação teoria e prática
no Estágio Supervisionado do professor de Língua Inglesa. O Estágio Supervisionado
tem por finalidade contribuir e beneficiar com o desenvolvimento da identidade
docente, proporcionando a construção do conhecimento teórico-prático através das
experiências adquiridas pelo contato com as escolas, professores e alunos, buscando
esclarecer o equívoco existente de que a prática por si só é capaz de tornar as aulas
mais coerentes, o que gera dessa forma, um ensino instrumentalizado e fragmentado.
Seguindo os passos de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, inicialmente as
discussões terão como foco compreender a importância do Estágio na docência. Em
seguida, será apontado como é possível articular essa relação (Teoria e Prática)
através de um processo de investigação, dando ênfase por fim, a formação continuada
de professores para o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem. Para a realização
deste estudo optou-se como aporte teórico a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(LDB) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como os estudos de Pimenta
e Lima (2006;2010), Barreiro e Gebran (2006), Oliveira e Cunha (2016), Andrade
(2005), Celani (2003;2009;2010) entre outros no intuito de encontrar direcionamento
para estas problemáticas. É necessária a união de escola, professores e alunos para
o aperfeiçoamento de conhecimentos através de experiências e investigações no
intuito de buscar novas soluções.
Descrição:
SOUZA, R. K. A. de. A relação teoria e prática no estágio supervisionado. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.