Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal refletir, a partir da experiência
vivenciada no Estágio Supervisionado, sobre a importância do ensino de língua
estrangeira, mais precisamente o ensino-aprendizagem do inglês nas escolas
públicas. Dessa forma, serão apontados alguns aspectos sobre o processo de
estágio, o qual se configura como o lócus de reflexão para os professores em
formação inicial, como também serão discutidos alguns pontos referentes às
propostas sugeridas pelos PCNs de língua estrangeira (1998) quanto aos objetivos
para o ensino de língua inglesa e qual deve ser o foco das aulas para a
aprendizagem dos alunos. Tais discussões terão como base os pressupostos de
Pimenta e Lima (2010); Barreiro e Gebran (2006); Leffa (2003); Paiva (2003);
Oliveira (2014) entre outros. Por ser uma pesquisa de caráter qualitativointerpretativo,
traremos, por fim, um relato de experiências referentes ao período do
estágio de observação realizado em uma escola pública da cidade de Guarabira/PB.
Neste ponto, iremos trazer uma breve reflexão sobre o ensino de inglês a partir da
análise de quatros aulas observadas em duas turmas do ensino fundamental e
confrontar com os apontamentos discutidos ao longo do nosso trabalho.
Descrição:
LIMA, J. R. R. e. O ensino e a aprendizagem de língua inglesa no estágio supervisionado: reflexões de um futuro professor. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.