Resumo:
O livro didático é uma ferramenta importante para o trabalho pedagógico do professor, oferecendo autonomia para o profissional e ao aluno como fonte de referência e conhecimentos, tornando o aprendizado interessante. Além de ser o livro didático um elemento da cultura educacional. É importante definir de forma sucinta o papel do livro didático no processo de ensino-aprendizagem, considerando as diversas possibilidades de utilização do livro didático. Com o objetivo de analisar o conteúdo sobre a radioatividade apresentado no livro de química escolhido pelo plano nacional do livro didático em dois mil e quinze, por este motivo houve a necessidade de abordar vários outros pontos importantíssimos tais como; O papel do ensino de química, um breve resgate histórico do livro didático, o programa nacional para o livro didático, o livro didático e o ensino de química, a radioatividade e sua metodologia no ensino de química. Buscou-se enfatizar a maneira que o livro aborda essa temática colocando sempre os acontecimentos históricos e fatos do cotidiano dos alunos, oferecendo uma melhor compreensão sobre a radioatividade. Assim, de acordo com as análises realizadas foi possível constatar a importância do livro didático de química para o aprendizado do tema “radioatividade” e a forma que é abordado este conteúdo. No entanto, é necessário pesquisar outras fontes literárias para avaliar a veracidade científica dos conteúdos abordados nestes livros.
Descrição:
SOUZA JÚNIOR, J. P. de. Análise do conteúdo de radioatividade do Plano Nacional do Livro Didático 2015. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.