UEPB - Repositório Digital

A importância das atividades complementares na formação inicial de professores de Química: Um diagnóstico das concepções e práticas dos licenciados no âmbito da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mélo, Samara Jacinto de
dc.date.accessioned 2017-08-24T15:49:51Z
dc.date.available 2017-08-24T15:49:51Z
dc.date.issued 2016-06-01
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14024
dc.description MÉLO, S. J. de. A importância das atividades complementares na formação inicial de professores de Química: Um diagnóstico das concepções e práticas dos licenciados no âmbito da UEPB. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract As atividades complementares são formadas por um conjunto de atividades acadêmicas que propiciam ao aluno a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes em áreas de conhecimento conexas à de sua formação específica. Tais atividades são enriquecedoras por contribuir com conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências nos estudantes, que inclui estudos, atividades independentes e interdisciplinares, atividades junto ao mercado de trabalho e atividades relacionadas à comunidade. Logo, a dimensão do ensino passa a ser ampliada através da inserção dos acadêmicos em espaços educativos que vão além da sala de aula, possibilitando experiências por meio da investigação e da ação. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo diagnosticar quais as concepções e as práticas desenvolvidas por estudantes no que se refere à importância e participação em atividades complementares no decorrer do processo de formação inicial. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali- quantitativa. O público alvo foram estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Química na UEPB- Campus I, do semestre 2015.2, o que representa uma amostra de 100% dos sujeitos pesquisados. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. No entanto os dados obtidos foram categorizados, utilizando a análise de conteúdo de Bardin e interpretados á luz do referencial teórico. De acordo com a pesquisa observou-se que os discentes atribuem grande importância as atividades complementares e se interessam por elas, adquirindo assim uma aprendizagem muito mais ampla e valiosa, mas que a falta de tempo por questões de trabalho, a falta de recursos financeiros e a pouca oferta da instituição formadora, são alguns fatores que atrapalham o acesso a participação em atividades desta natureza. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Atividades complementares pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.title A importância das atividades complementares na formação inicial de professores de Química: Um diagnóstico das concepções e práticas dos licenciados no âmbito da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta