Resumo:
Este trabalho foi forjado na minha experiência pedagógica em torno do
Ensino inovador,como educador em escolas particulares, em diversos estados do nordeste
brasileiro. No início da década de 90, o recurso em sala de aula era o professor e o giz. Hoje,
com a popularização dos instrumentos tecnológicos, é possível um ensino, onde, além do
professor, outros recursos podem ser utilizados. O objetivo dessa monografia é uma
compilação das principais experiências vividas durante esses vinte anos que leciono a
disciplina de Física nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo como objeto central os projetos
educacionais que foram desenvolvidos e os resultados dessas experiências, fugindo do ensino
tradicionalista e levando esse conhecimento de maneira que o aluno possa reconhecer a
importância prática que a ciência exerce em nosso dia-a-dia. Saímos de uma educação
centralizadora e hierárquica, onde o ensino estava condicionado às limitações que as salas de
aula e os poucos recursos didáticos nos ofereciam, para uma educação inovadora, tendo como
principais referências os estudos de campo, as aulas práticas, os recursos audiovisuais e os
eventos realizados em torno do ensino de Física. Esse novo modelo proporcionou a cada dia
uma melhora significativa nas relações de ensino-aprendizagem, e nas relações interpessoais
entre professor e alunos, fazendo com que o discente desperte um maior interesse pela ciência
e pelo entendimento dos fenômenos naturais.Um projeto de ensino inovador na escola não
tem fim. A cada momento surgem novos equipamentos e ideias que trazem uma maior
motivação para a aprendizagem. Penso que, a implantação de novos equipamentos no
laboratório e o uso apropriado da internet em sala de aula, são os próximos passos desse
ensino inovador.
Descrição:
ROCHA, S. G. da. O ensino de física no século XXI: experiências e perspectivas de um ensino inovador. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.