UEPB - Repositório Digital

O ensino de física no século XXI: experiências e perspectivas de um ensino inovador

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Sidney Gomes da
dc.date.accessioned 2013-08-01T10:20:28Z
dc.date.available 2013-08-01T10:20:28Z
dc.date.issued 2013-08-01
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1404
dc.description ROCHA, S. G. da. O ensino de física no século XXI: experiências e perspectivas de um ensino inovador. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho foi forjado na minha experiência pedagógica em torno do Ensino inovador,como educador em escolas particulares, em diversos estados do nordeste brasileiro. No início da década de 90, o recurso em sala de aula era o professor e o giz. Hoje, com a popularização dos instrumentos tecnológicos, é possível um ensino, onde, além do professor, outros recursos podem ser utilizados. O objetivo dessa monografia é uma compilação das principais experiências vividas durante esses vinte anos que leciono a disciplina de Física nos Ensinos Fundamental e Médio, tendo como objeto central os projetos educacionais que foram desenvolvidos e os resultados dessas experiências, fugindo do ensino tradicionalista e levando esse conhecimento de maneira que o aluno possa reconhecer a importância prática que a ciência exerce em nosso dia-a-dia. Saímos de uma educação centralizadora e hierárquica, onde o ensino estava condicionado às limitações que as salas de aula e os poucos recursos didáticos nos ofereciam, para uma educação inovadora, tendo como principais referências os estudos de campo, as aulas práticas, os recursos audiovisuais e os eventos realizados em torno do ensino de Física. Esse novo modelo proporcionou a cada dia uma melhora significativa nas relações de ensino-aprendizagem, e nas relações interpessoais entre professor e alunos, fazendo com que o discente desperte um maior interesse pela ciência e pelo entendimento dos fenômenos naturais.Um projeto de ensino inovador na escola não tem fim. A cada momento surgem novos equipamentos e ideias que trazem uma maior motivação para a aprendizagem. Penso que, a implantação de novos equipamentos no laboratório e o uso apropriado da internet em sala de aula, são os próximos passos desse ensino inovador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Carlos de Assis Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Inovador pt_BR
dc.subject Experiência pedagógica pt_BR
dc.title O ensino de física no século XXI: experiências e perspectivas de um ensino inovador pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta