Resumo:
Neste artigo procuramos refletir sobre o conceito de Habitus, proposto pelo pensador francês Pierre de Bourdieu (1930 - 2002), mais especificamente o Habitus docente no ensino de filosofia. Mostramos como o referido conceito articula-se com alguns dispositivos de dominação inerentes ao poder no campo escolar/acadêmico. Utilizamos no presente trabalho uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica. Tentamos ao máximo nos ater aos textos do autor, para melhor nos aproximarmos dos conceitos abordados: habitus docente, legitimação, poder, dominação, capital cultural, dentre outros. Com base nas reflexões apresentadas pudemos observar que o ensino de filosofia, embora seja proposto como um conjunto de práticas, igualitárias e de conhecimentos orientados a estimulação do senso crítico dos alunos, e para permitir que os mesmos sejam capazes de pensar de forma autônoma, para Bourdieu as instituições de ensino não passariam de reprodutoras do capital cultural dominante.
Descrição:
SILVA, A. dos S. Uma reflexão sobre o habitus docente e os dispositivos de dominação do poder escolar/acadêmico segundo Pierre de Bourdieu. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.