dc.contributor.author |
Silva, André dos Santos |
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dc.date.accessioned |
2017-08-25T11:14:23Z |
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dc.date.available |
2017-08-25T11:14:23Z |
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dc.date.issued |
2017-07-31 |
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dc.identifier.other |
CDD 107 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14071 |
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dc.description |
SILVA, A. dos S. Uma reflexão sobre o habitus docente e os dispositivos de dominação do poder escolar/acadêmico segundo Pierre de Bourdieu. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo procuramos refletir sobre o conceito de Habitus, proposto pelo pensador francês Pierre de Bourdieu (1930 - 2002), mais especificamente o Habitus docente no ensino de filosofia. Mostramos como o referido conceito articula-se com alguns dispositivos de dominação inerentes ao poder no campo escolar/acadêmico. Utilizamos no presente trabalho uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica. Tentamos ao máximo nos ater aos textos do autor, para melhor nos aproximarmos dos conceitos abordados: habitus docente, legitimação, poder, dominação, capital cultural, dentre outros. Com base nas reflexões apresentadas pudemos observar que o ensino de filosofia, embora seja proposto como um conjunto de práticas, igualitárias e de conhecimentos orientados a estimulação do senso crítico dos alunos, e para permitir que os mesmos sejam capazes de pensar de forma autônoma, para Bourdieu as instituições de ensino não passariam de reprodutoras do capital cultural dominante. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Simone Marinho Nogueira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino de filosofia |
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dc.subject |
Capital cultural |
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dc.subject |
Docente |
pt_BR |
dc.title |
Uma reflexão sobre o habitus docente e os dispositivos de dominação do poder escolar/acadêmico segundo Pierre de Bourdieu |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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