Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo entender as noções cartográficas associadas à
aprendizagem de geografia adquiridas no 6º ano do Ensino Fundamental com a turma de
7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estadual Marechal Almeida
Barreto em Juazeirinho-PB. Deste modo, procuramos saber quais as principais
dificuldades, conhecer os empecilhos e discutir formas de solucionar ou amenizar esse
problema notado nesta turma. Para a concretização da pesquisa, foi realizado um estudo
de caso com a aplicação de questionários e entrevistas, em busca de melhor
compreender a questão discutida, além de levantamento de fontes bibliográficas que
discutem o uso de metodologias de ensino que auxiliem o professor na sua tarefa de
desenvolver a noção de espaço geográfico do aluno. Os resultados evidenciaram a
existência da dificuldade dos alunos em trabalhar com noções conceituais relativas a
Cartografia Escolar e utilizar o mapa e as fontes levantadas trazem atividades que
podem auxiliar em uma melhor assimilação do assunto pelo aluno. Dessa forma, o
trabalho contribui com a discussão e busca de uma melhora significativa no ensino da
cartografia, conteúdo essencial para a vida escolar, acadêmica e cotidiana do aluno,
pois, conhecer o espaço geográfico é essencial para que o cidadão possa desempenhar
melhor o seu papel na sociedade.
Descrição:
GOUVEIA, A. R. A. Análise dos conhecimentos relativos à cartografia escolar no 7° ano: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almeida Barreto, Juazeirinho - PB. 2017. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.