Resumo:
A avaliação é de extrema importância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem
devendo ser desenvolvida de forma complementar. Na realização do processo avaliativo se
faz necessário a utilização de um leque de instrumentos que, por sua vez, permitirão a
construção de análises relevantes do nível de aprendizagem em que se encontram os alunos.
Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar como é realizado a avaliação da
aprendizagem na disciplina de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Erasmo de Araújo Souza em Montadas – PB, identificando qual a concepção que os membros
da comunidade escolar possuem sobre o tema avaliação no ensino de Geografia. Para tanto foi
realizado levantamento bibliográfico de autores que discutem a temática em questão, dos
quais destaca-se Luckesi (2003) e Pontuschka (2007) dentre outros. Desenvolveu-se ainda
observação durante as aulas da disciplina e a aplicação de questionários a comunidade
escolar. Dentre os resultados obtidos foi possível encontrar alguns problemas no processo de
ensino e aprendizagem, assim como a falta de uma concepção clara sobre a avaliação em
Geografia pelos profissionais da comunidade escolar. Foi possível concluir que a avaliação
está sendo realizada de forma pontual e quantitativa levando a uma classificação dos alunos
por meio da obtenção de uma nota, sendo esta considerada como o único parâmetro de
medição do caráter positivo ou negativo quanto ao nível de aprendizagem por parte dos
alunos.
Descrição:
SILVA, J. R. E. da. Processo avaliativo em geografia: análise a partir da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, Montadas - PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.