UEPB - Repositório Digital

Processo avaliativo em geografia: análise a partir da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, Montadas - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Roberto Eleutério da
dc.date.accessioned 2017-08-25T14:18:51Z
dc.date.available 2017-08-25T14:18:51Z
dc.date.issued 2016-04-19
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14117
dc.description SILVA, J. R. E. da. Processo avaliativo em geografia: análise a partir da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, Montadas - PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A avaliação é de extrema importância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem devendo ser desenvolvida de forma complementar. Na realização do processo avaliativo se faz necessário a utilização de um leque de instrumentos que, por sua vez, permitirão a construção de análises relevantes do nível de aprendizagem em que se encontram os alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar como é realizado a avaliação da aprendizagem na disciplina de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza em Montadas – PB, identificando qual a concepção que os membros da comunidade escolar possuem sobre o tema avaliação no ensino de Geografia. Para tanto foi realizado levantamento bibliográfico de autores que discutem a temática em questão, dos quais destaca-se Luckesi (2003) e Pontuschka (2007) dentre outros. Desenvolveu-se ainda observação durante as aulas da disciplina e a aplicação de questionários a comunidade escolar. Dentre os resultados obtidos foi possível encontrar alguns problemas no processo de ensino e aprendizagem, assim como a falta de uma concepção clara sobre a avaliação em Geografia pelos profissionais da comunidade escolar. Foi possível concluir que a avaliação está sendo realizada de forma pontual e quantitativa levando a uma classificação dos alunos por meio da obtenção de uma nota, sendo esta considerada como o único parâmetro de medição do caráter positivo ou negativo quanto ao nível de aprendizagem por parte dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marluce Silvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Processo avaliativo em geografia: análise a partir da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, Montadas - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta