Resumo:
O presente trabalho aborda o livro O Ateneu, de Raul Pompéia contemplando o
espaço escolar e os procedimentos educacionais neles caracterizados. Tratase
de um romance Realista/Naturalista que nos proporciona uma visão do
Brasil em seu contexto sócio-político, cultural e educacional em pleno século
XIX. Nessa narrativa, destaca-se um internato para rapazes, filhos de famílias
ricas, que recebiam uma rigorosa educação realizada com muita autoridade,
obediência, constrangimento e punição. Embora, se tratasse de um internato
reconhecido socialmente como modelo de educação, realizava os
procedimentos educacionais através do comando e da moldagem do ser. Para
melhor apreendermos nosso estudo no processo de “modelação” do ser, nos
fundamentamos sobretudo em Foucault e Goffmam. Portanto, realizamos
pesquisa bibliográfica em textos, livros e revistas voltados à análise das
contribuições sociais, culturais e literárias, em volta da narrativa. Este trabalho
encontra-se dividido em três partes: a primeira é o contexto sócio-político e
cultural do Brasil no século XIX, período de transformações de pensamentos e
atitudes que marcaram a história brasileira. Na segunda parte, breves
considerações em torno da educação no século XIX, que esteve direcionada ao
sexo masculino de famílias ricas e, a terceira, os reflexos da educação em O
Ateneu, um espaço de poder, de hipocrisias e de individualidade.
Descrição:
SOUZA, G. B. de. Reflexos da educação brasileira no século XIX, em O
Ateneu de Raul Pompéia. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.