Resumo:
Este artigo objetiva expor o resultado da pesquisa sobre a percepção de estudantes do Ensino
Médio de uma escola pública do bairro da Liberdade, zona sul da cidade de Campina Grande –
PB, acerca dos efeitos socioambientais gerados com a construção no referido bairro do Parque
da Liberdade. Partimos do pressuposto de que os parques públicos, além do lazer,
desempenham outras funções socioambientais relevantes para a melhoria da qualidade de vida
do cidadão, dentre estas: a reconstrução da tranquilidade, a interação entre os indivíduos;
atenuante de ruídos e condicionador do microclima. Diante disto e certo da importância da
consciência dos cidadãos para a utilização e preservação consciente dos espaços públicos, a
pesquisa partiu do seguinte problema: Quais os efeitos socioambientais gerados para a
comunidade pelo Parque da Liberdade na visão dos estudantes do Ensino Médio da escola
Estadual do bairro? Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários com alunos da
primeira série do Ensino Médio do turno da tarde, perfazendo um total de 24 questionários
respondidos. Para o embasamento da discussão recorremos à contribuição de teóricos sobre a
história dos parques públicos; os efeitos socioambientais gerados com a construção dos parques
urbanos; a relação dos jovens com os parques públicos, dentre outros. Concluímos que a
maioria dos jovens demonstra satisfação com a construção do parque, apontando como
principais efeitos socioambientais, gerados pelo referido espaço, o contato com os amigos e o
lazer.
Descrição:
NEVES, C. de L. A percepção de estudantes do ensino médio sobre os efeitos socioambientais gerados pela construção do Parque da Liberdade. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.